Pages

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Atendimento é tudo!




Quem nunca foi mal atendido nessa nossa passagem aqui por este mundo consumista?
Eu mesma já fui e continuo sendo mal atendida, mais ainda em se tratando de uma decepção recente e horrível que tive, de uma empresa que antes era apenas operadora telefônica e depois quis expandir seu ramo e passou a fornecer outros serviços. Olhando pelo lado de querer atingir vários segmentos, penso eu, como consumidora, que ter vários serviços requer uma estrutura de atendimento também grande. Mas eu não me refiro à quantidade não, e sim QUALIDADE de atendimento. O gasto em treinamentos de funcionários pode até ter um custo alto, quando se tem muitos colaboradores envolvidos. Mas acredito que com esses colaboradores bem treinados, a empresa terá um retorno muito melhor.

Afinal como é bom entrar em uma loja e ser recebido com um belo sorriso, ligar em uma empresa e ouvir um bom dia agradável, mandar um e-mail e ser respondido imediatamente, que seja nem mesmo com a resposta esperada. E o que é exatamente isso? A melhor resposta seria funcionários bem treinados e satisfeitos com aquilo que fazem. É necessário uma pré e pós-venda de qualidade para que se tenha um produto ou serviço bem lembrado. Existe diferença de ser lembrado e reconhecido, e acredito que muitos empresários não conheçam essa diferença.

Hello! Preocupem-se mais com suas comissões de frente, please! Onde estão os RPs dessas empresas, hein? Se tem twitter, vamos clicar na tecla mentions, sem dó, e responder aos comentários e críticas deixadas pelos seus consumidores insatisfeitos. Não é só dar RT em quem elogia, se é que essas empresas mal vistas fazem até isso.Se tem sites vamos atualizar informações, dados, vamos responder os e-mails. Se tem telemarketing... opa... cheguei onde queria frisar e até colocar em CAIXA ALTA pra enfatizar bem minha insatisfação quanto ao serviço. Palavra TELEMARKETING. Função: empregar pessoas insatisfeitas que trabalham apenas 6 horas, que normalmente ganham o suficiente pra pagar seus cursinhos ou as baladas dos fins de semana, e que tem como prazer colocar o telefone na função ‘mute’ para lixar unha ou falar da vida alheia. Isso sem falar quando não gravam seu CPF no sistema como últimas ligações recebidas e quando ligarem novamente irão desligar na sua cara várias vezes seguidas.

Feed Back: é necessário sim, porque a partir daí se consegue observar os erros e reposicionar sua marca e mudar sua imagem. Mas, dentre tantas críticas, tenho também duas positivas que me aconteceram ainda este ano, a de um banco e um representante de computadores que, depois de ter colocado meu descontentamento com seus produtos na internet, me posicionaram logo em seguida. Enfim, o problema foi resolvido.

Se eu tinha uma visão negativa sobre aquelas empresas, hoje não tenho mais. E por que tudo isso?Simplesmente pelo fato de terem me dado a chance (feed back) de ouvirem o que eu tinha a dizer e com isso obtivesse um retorno positivo e rápido. Deixo aqui minha dica como consumidora que sou e ex-vendedora que fui: Quer ser bem lembrado e até mesmo bem reconhecido? Então, atenda bem, fale bem, responda bem, trate bem seu cliente. Posso lhe garantir que o retorno vem, e melhor que isso, positivo.


Hanny Angele é estudante de Relações Públicas da Esamc,
Atendimento da Revista Cult, ex-vendedora e sempre consumidora.

0 comentários:

Postar um comentário