Pages

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Aos profissionais de eventos


Festinha, coquetel, reunião de negócios, happy hour, coffe break, convenção ou qualquer coisa do tipo.
Eis aqui uma das melhores partes (e a priori, minha paixão) de se trabalhar como RP, a função de Organizador de Eventos.
Desde minha primeira experiência com a área de eventos, me simpatizei por todas funções realizadas antes, durante e depois que os mesmos acontecem.
Antes:
A pré – produção envolve orçamentos, contratação de terceiros (decoração, iluminação, sonorização, buffê, recepção, atrações, enfim), e tudo isso é fundamental que seja feito com muito planejamento, para que no final o evento tenha o almejado sucesso, tanto por parte dos organizadores como dos contratantes.
Durante:
Durante o evento é que a adrenalina sobe à cabeça e que de fato as coisas acontecem, pois tudo aquilo que estava num papel, será colocado em prática e durante esse percurso é que veremos o resultado positivo no rosto das pessoas.
Depois:
O pós – evento é a parte digamos ás vezes mais chata de se fazer, pois talvez tenhamos que passar por experiências não agradáveis com os terceiros ou até com o contratante, mas mesmo assim, é importantíssimo que se faça um levantamento, mais conhecido como mensuração de tudo que aconteceu antes, durante e depois do acontecimento do evento.
É cansativo? São detalhes demais para serem vistos? Sim, para as duas questões.
Mas é também gratificante no final de tudo isso, ter o reconhecimento de um trabalho bem feito e saber que toda alegria e satisfação que vemos nos olhos de quem usufruiu de cada evento, é fruto de algo que é feito com muito amor e carinho por todos nós: Organizadores de Eventos.

É de praxe dizer que profissionais de eventos tem vida boa, vida mansa, comem e bebem de graça e ainda ganham dinheiro com isso.

Conta a lenda que: neste pequeno grupo, onde todos se achavam "semi-deuses", alguém traiu as determinações divinas e aí aconteceu o pior!

Deus ficou bravo com a traição, resolveu fazer valer alguns mandamentos para aqueles que escolhessem a profissão.
1º - Não terás vida social, familiar ou sentimental;
2º - Não verás teus filhos crescerem (meus filhos que o digam);
3º - Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga;
4º - Terás gastrite, se tiveres sorte. Se for como a maioria, terás úlcera (e se for como eu, terás câncer, triste realidade, mas é!);
5º - A pressa será teu único amigo e as suas refeições principais serão os lanches;
6º - Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se te sobrarem cabelos;
7º - Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes 5 anos de trabalho;
8º - Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás tranquilo;
9º - Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único;
10º - As pessoas serão divididas em 2 tipos: as que entendem de eventos e as que não entendem. E verás graça nisso;
11º - A máquina de café será a tua melhor colega de trabalho, porém, a cafeína não te fará mais efeito (eis meu vício);
12º - Happy Hours serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas loucas como você (isso graças a Deus, exerço bem);
13º - Terás sonhos com planilhas, cotas e relatórios e, não raro, resolverás problemas de trabalho neste período de sono;
14º - Exibirás olheiras como troféu de guerra (haja base);
15º - E, o pior, inexplicavelmente gostarás de tudo isso (fato verídico, diga-se de passagem);
16º- Não poderá adoecer (eu que o diga);
17º- Todo dia 1º de cada mês tudo recomeça do zero;
18º - Serás um artista na arte de representar, recepcionar bem (mesmo não tendo mais saco), atender bem (mesmo caindo de cansado), engolir sapos (mesmo querendo vomitar), e vai dizer ao artista (e aos que pensam que são) que está tudo bem, que tudo será resolvido, vai dar tudo certo e que o artista é ótimo(a).
Parabéns aos profissionais de eventos, que mais que produtos, vendem: sonhos, satisfação, confiança, simpatia e sobre tudo, possuem a incrível habilidade de lidar com as pessoas.
Os mandamentos são de Pablo Fluentes, e adaptado pela minha pessoa, uma RP apaixonada não só pela palavra evento, mas em como tudo isso funciona no papel e fora dele.

0 comentários:

Postar um comentário