Pages

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Estágio, sim!


Estagiário, sim, afinal a vida profissional começa assim.Você se matriculou no curso dos seus sonhos e agora precisa entrar na área. E agora, por onde começar? Se tem experiência, bom, mas e se não tem? Está aí a boa oportunidade de começar sua vida profissional e o estágio é o primeiro passo.
Mas como ser um bom estagiário? Seguem sete dicas básicas para conseguir se sobressair diante dos outros:
Primeira dica: devemos ser humildes, estar dispostos a aprender, a ouvir críticas e puxões de orelha daquele que está ali há anos luz. Nunca é demais ouvir conselhos de quem está acostumado a viver aquela situação, por mais que aquela informação você já esteja “careca” de saber, um dia poderá estar no lugar dele. Mesmo que você tenha aquele talento que o papai do céu lhe deu de presente, jamais se superestime, vai chegar sua hora de mostrar o seu lado mega profissional.
Segunda dica: Jamais tenha vergonha de fazer perguntas, pois afinal está ali para aprender, todos sabem ou pelo menos deveriam saber que você pode errar nesse momento. É como se diz o velho ditado: “É errando que se aprende”.
Terceira dica: faça um “job-rotation”, procure participar de todas as áreas da empresa até saber qual seja realmente sua “praia”. Só sabemos o que realmente se encaixa em nosso perfil depois que vivenciamos experiências de trabalho vividas em vários setores da empresa.
Quarta dica: comece sendo discreto, formal e por mais que seu trabalho permita alguns privilégios, não abuse disso, pois seu futuro depende muito da sua maneira de agir como principiante. Afinal de contas está como aprendiz e sendo observado por todos e pode comprometer uma possível contratação.
Quinta dica: Não espere para fazer somente o que lhe pedirem, seja proativo, ofereça, sugira, dê opiniões, isso mostra o quanto é esforçado e tem vontade de crescer.
Sexta dica: mantenha-se informado sobre tudo, mercado em que trabalha, clientes, concorrentes, política e até economia, pois pode ser chamado para uma reunião que envolva qualquer um desses assuntos e é sempre bom não ficar “boiando” nestes momentos, vai que surge uma pergunta no ar e se souber responder, meu caro, essa será uma cartada e tanto pro seu futuro. Se sobressair nesse momento é uma boa pedida. Acredite!
Sétima e última dica: anote tudo, pois tem “chefes” que falam uma vez só e logo mais vão querer tudo pronto e não terá tempo de repetir tudo novamente.  Ser esperto e rápido nesse momento conta muito e você nem imagina (eu que o diga).
Mas você sabe o que é estágio? “Estágio é ato educativo escolar supervisionado. O estagiário não tem nenhum vínculo empregatício, não entra na folha de pagamento, mas tem como vantagem e direito o vale-transporte. No contrato do estagiário deve conter a assinatura da empresa, do aluno e da instituição de ensino.
O estágio pode ser obrigatório ou não, remunerado ou não. O horário de trabalho é de 6 horas e no máximo 2 anos para ser um estagiário. Bom, além dos benefícios como estagiário de se trabalhar apenas 6 horas, ter direito a férias e ainda poder ser remunerado pelo seu aprendizado, você ainda faz bons amigos, inclui no currículo e pode servir de exemplo para outros que ainda virão. Veja o estágio como algo bom e compensador, porque por mais que no começo não ganhe absolutamente nada, conheço vários profissionais no mercado hoje que um dia foram ótimos estagiários. O famoso “quem indica” ainda existe sim, e se quer ter um bom QI, comece sendo um bom estagiário e eu lhe garanto que oportunidades excelentes virão. (Fonte: www.estagiarios.com).
Hanny Angele é Atendimento e Relações Públicas de eventos da Revista Cult,
e começou sua vida profissional na área como estagiária nesta mesma empresa.


0 comentários:

Postar um comentário